Inicial > droops_ciência > Limite de Hayflick, A fronteira final ou um ponto de partida?

Limite de Hayflick, A fronteira final ou um ponto de partida?

O Prêmio Nobel de Medicina foi dado a 3 cientistas que demostraram a importância da enzima telomerase e do telômero, parte da extremidade do cromosso em sua forma “expiralada”, na proteção do DNA.

O telômero é parte importante do processo de reprodução e de envelhecimento das células, pois em cada reprodução o telômero vai se desgastando e por conseguinte diminuindo, até que em determinado ponto os telômeros estão tão curtos que não pode mais haver reprodução e a célula sofre apoptose, morte celular programada, esse comprimento mínimo do telômero antes da morte celular é chamado limite de Hayflick.

A importância da telomerase surge da sua capacidade de manter a integridade do telômero mesmo ao longo do processo de reprodução. Portanto , controlar a telômerase é controlar o envelhecimento celular, o qual seria mais um  passo na direção do entendimento ou expanção da surpreendente diferença entre a expectativa de vida dos seres humanos comparados com os outros mamíferos. Essa diferença é visível no gráfico abaixo:

FREQÜÊNCIA CARDÍACA E RISCO CARDIOVASCULAR, CÉSAR MARCHADO, L.A.

FREQÜÊNCIA CARDÍACA E RISCO CARDIOVASCULAR, CÉSAR MARCHADO, L.A.

A questão a ser colocada: A compreensão do funcionamento dos processos de envelhecimento celular irão nôs mostrar um Limite ou um Ponto de Partida?
Categorias:droops_ciência
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário